ANEXO B

 

CARTA ABERTA AO SEMINÁRIO SOBRE QUIMICOS

Por: OIRES VALTER BARBOSA

Salvador, 22 de Janeiro de 2006

RESUMO

 

Trata-se de uma carta aberta muito comovente que foi dirigida aos participantes do Seminário Nacional sobre Químicos e à opinião pública para esclarecimento de fatos que ocorreram com o Sr. Oires Valter Barbosa e que mostram que a empresa VEDACIT foi omissa e indiferente para com seus funcionários.

 

A VEDACIT, empresa de origem alemã, é uma das maiores empresas no Brasil ou talvez no mundo na área de Impermeabilizantes (Produtos Químicos para Construção Civil), mas que não assume suas responsabilidades sociais nem ambientais perante a sociedade brasileira e o Poder Judiciário.

 

O Sr. OIRES VALTER BARBOSA relata que se contaminou durante os vários anos que trabalhou na VEDACIT, e que nunca foi informado dos riscos que corria, nem nunca recebeu equipamento de proteção ou treinamento especial.  Revela também que os trabalhadores que entram na justiça com ações e/ou representações são intimidados pela empresa e passam a ser vistos como malfeitores e oportunistas dispostos a extorqui-la.

 

O Sr. Oires contou também que a empresa não se interessou em investigar seu caso de câncer de pele em 1994, e não acionou profissionais da área, como médico do trabalho, engenheiro químico e técnico de segurança do trabalho.

 

Porém, no processo industrial da empresa VEDACIT onde trabalhava OIRES, havia substâncias tóxicas tais como benzeno, xileno, asfalto, aguarrás, etc. Muitas permanecem no organismo humano durante décadas, e a curto, médio ou longo prazo, são responsáveis por graves anomalias tais como tumores malignos, tumores hepáticos e da tireóide, alterações neurológicas ou eletroencefalográficas, neuropatias, etc. A contaminação por essas substâncias altamente perigosas levou o funcionário a ter sérios problemas, tais como perda da tireóide, perda da vesícula perda de 2 pedaços do fígado; tendo sido diagnosticados e retirados 6 cânceres de pele. Sofreu também contaminação de diversos órgãos internos, já que a doença não foi diagnosticada e tratada com a devida antecedência, passando para a corrente sanguínea.

 

O Sr. OIRES sabe que continuará vítima da empresa até que a justiça defina os direitos e deveres de ambos, e afirma que não os teme, porém não ignora a sua força destrutiva e vingativa. Para ele, o papel e o lápis representam as únicas armas que dispõe no momento para revidar as arbitrariedades, as incoerências, a arrogância e prepotência da VEDACIT. O senhor OIRES BARBOSA declarou também que, apesar de tudo, possui esperanças de que a empresa algum dia mude sua atitude e passe a assumir a responsabilidade dos males que vem cometendo.

 
CONCLUSÃO DO RELATORIO MEDICO DO CESAT:
 
As informações a respeito da exposição ocupacional do Encarregado de Almoxarifado Sr. Oires Valter Barbosa, constantes do presente relatório médico foram também confirmadas através das informações fornecidas pela própria empresa e de inspeção realizada na empresa VEDACIT DO NORDESTE S/A - nas datas de 21/2 e 15/03/2005, e que constam do Documento Técnico:
006/2005, tendo como objetivo, avaliar condições de trabalho para subsidiar investigação diagnóstico de doença do Trabalho.
 
Emitido: GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DA SAÚDE - SESAB / SUVISA CESAT - SUS-BA - AMBULATÓRIO DE DOENÇAS DO TRABALHO MÉDICO: Dr. Sinval Malta Galvão Médico do trabalho - CRM. 5439
 

 


ACPO - Associação de Combate aos POPs
ACPO - Associação de Consciência à Prevenção Ocupacional

Rua: Júlio de Mesquita, 148 conjunto 203 - Vila Mathias
CEP: 11075-220 - Santos - São Paulo - Brasil - Tel/Fax: (55 13) 32346679

Home Page: http://www.acpo.org.br
E-mail: acpo@acpo.org.br