Introdução
Em 22 de janeiro de 2006 na cidade de Salvador, Estado da Bahia, Brasil,
representantes de 25 diferentes Organizações Não Governamentais se
reuniram para preparar e discutir as contribuições da sociedade civil
para o Plano Nacional de Implementação da Convenção de Estocolmo
(NIP-POPs). No momento o governo brasileiro está executando o projeto
de Assistência Preparatória destinada ao levantamento das necessidades
nacionais para a elaboração da proposta final de implementação
denominado PDF-B.
O Seminário teve o apoio da International POPs Elimination Network -
(IPEN) através do International POPs Elimination Project
(IPEP), e do governo brasileiro através da Secretaria de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e da Coordenação Geral de Vigilância Ambiental em Saúde do Ministério da Saúde.
O Seminário foi dividido em duas reuniões, sendo que o primeiro dia
foi destinado para apresentações entre os participantes, discussões
gerais sobre questões relativas a substâncias químicas na agenda
nacional (Agenda Marrom) e a criação formal do Grupo de Trabalho sobre
Químicos (GT_QUÍMICOS), uma fusão do GT de Segurança Química do
FBOMS e do GT BAN da Rede Brasileira de Justiça Ambiental. As discussões
de fusão se iniciaram em outubro de 2003, organizada em 2005 e
formalizado em
2006.
No segundo dia foram tratadas as discussões sobre POPs - seu impacto
sobre a saúde e o meio ambiente - o histórico da Convenção de
Estocolmo - o papel da sociedade civil - o programa de implementação
nacional da Convenção sobre POPs
(NIP-POPs). Os debates se iniciaram após a apresentação da representante do Ministério do Meio Ambiente Sra. Sérgia Oliveira que expôs sobre as ações planejadas e em execução pelo Governo Federal.
No terceiro dia, os participantes se dividiram em três grupos e
discutiram durante a manhã sobre os desafios, dificuldades, ações e
estratégias para mobilização e participação da sociedade civil em
torno do processo de implementação da Convenção de Estocolmo sobre
POPs. Na sessão da tarde, houve a reunião plenária com apresentações
dos resultados dos trabalhos em grupos, sendo que ao final de cada
apresentação foi aberto para discussões, onde foi possível
acrescentar as sugestões e realizar os ajustes necessários nas
propostas para serem reportadas ao Ministério do Meio Ambiente, Ministério
da Saúde e para a Comissão Nacional de Segurança Química (CONASQ).
Os participantes do seminário relacionaram como importante medida a
criação de um Grupo Estratégico para elaboração de ações, que foi
identificado como chave para a mobilização e maior participação da
sociedade civil neste processo. As estratégias e ações foram
divididas em 3 grupos: pesticidas, questões urbanas e questões
industriais, e foram cruzadas com áreas tais como educação, o direito
público de saber, inventário de POPs, impactos à saúde de
comunidades, inclusive de trabalhadores, envolvimento do Poder Judiciário,
do Ministério Público, das universidade e de políticos. Além disso,
reconheceram a importância da reunião como primeiro passo para um
grupo de ONGs, que incluiu 3 representantes de redes internacionais da
sociedade civil, poderem se reunir presencialmente, se conhecer e
construírem um relacionamento institucional que será muito útil no
processo de implementação nacional e regionais.
Este relatório busca descrever o cenário brasileiro de forma resumida,
explora as atividades do Seminário Estratégias de Mobilização da
Sociedade Civil e suas conclusões, apresenta a lista de participantes,
dá uma descrição sobre a assistência financeira recebida pelos
diferentes patrocinadores e ao final, como ANEXO A, apresenta uma síntese
da participação de Sociedade Civil nos Seminários preparatórios
visando o Plano Nacional de Implementação (NIP) referente ao Projeto
PDF-B patrocinado pelo Global Environment Facility (GEF) e executado
pelo Governo Brasileiro.
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