« voltar
CAVA SUBAQUÁTICA OU LIXÃO TÓXICO SUBMERSO?
Imagine que seu vizinho acumule lixo no quintal. Com o tempo, o cheiro e a proliferação de insetos e ratos começam a incomodar, sem contar o medo de isso causar problemas para sua saúde e de sua família. O vizinho nega-se a dar a correta destinação a esses resíduos, e você, impotente, não vê saída a não ser chamar a vigilância sanitária. Quando chega, e após analisar o caso, a vigilância afirma não haver qualquer problema no quintal do vizinho, e inclusive autoriza-o a manusear o lixo dentro da casa dele como ele bem entender. Passado mais algum tempo, o lixo já é tanto que começa a transbordar e passa a ser derrubado no seu quintal. E você, possesso, quer dar uma solução ao problema: bate à porta do vizinho mais uma vez e diz que vai tomar providências cabíveis. Ao que ele responde: “Você nada pode fazer, porque eu tenho autorização da vigilância sanitária!”.
Saiba mais sobre o assunto nos links abaixo:
Cava Subaquática no Estuário de Santos
Cava Subaquática ou Lixão Químico Tóxico Submarino?
Sociedade se mobiliza contra o Lixão Submarino Químico Tóxico
Lideranças da Baixada Santista visitam a Cava Subaquática
MPF/MPSP – Documentos sobre a Cava Subaquática
SPU – Documentos críticos sobre a Cava Subaquática
Artigo: Profetas, Santos & Navios Desgovernados
Reportagem sobre a Cava na TVT – 20/06/2018
Reportagem sobre a Cava no programa Repórter Eco, da TV Cultura – 11/11/2018
Parecer Técnico sobre a Informação Técnica 003/19/I da CETESB – 03/2019
Parecer Técnico sobre a Informação Técnica 003/19/I da CETESB, em respostas às questões formuladas pelo Deputado Estadual Paulo Corrêa Júnior durante a Audiência Pública na ALESP, realizada em conjunto pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CAMDS) e de Assuntos Metropolitanos e Municipais (CAMM), no dia 26 de fevereiro de 2019.
Relatório da Comição Especial de Veradores da Câmara de Santos – SP
O Deputado Estadual Mário Maurici de Lima Morais membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Cava Subaquática apresentou voto em separado e um Relatório Alternativo ao oficial apresentado pela Comissão. Ao contrário do relatório oficial o Relatório Alternativo mostra todos os riscos de impactos ambientais que cava subaquática que foi implantada no Estuário entre Santos e Cubatão vai representar ao ecossistema da Baixada Santista.
Clique aqui para acessar o Relatório
Foi nessa última quarta-feira (27/04/2022) que o Deputado juntamente com ambientalistas e técnicos da Baixada Santista estiveram nas dependências do Ministério Público Federal para entrega do Relatório Alternativo. Além do Procurador Federal o Dr. Antonio José Donizetti Molina Dalóia, estava presente a Dra. Flávia Maria Gonçalves Promotora de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Defesa órgão do Meio Ambiente (GAEMA) do Ministério Público do Estado de São Paulo.
Reunião no Ministério Público Federal
Leia mais em: