Cava Subaquática

« voltar

CAVA SUBAQUÁTICA OU LIXÃO TÓXICO SUBMERSO?

 

Imagine que seu vizinho acumule lixo no quintal. Com o tempo, o cheiro e a proliferação de insetos e ratos começam a incomodar, sem contar o medo de isso causar problemas para sua saúde e de sua família. O vizinho nega-se a dar a correta destinação a esses resíduos, e você, impotente, não vê saída a não ser chamar a vigilância sanitária. Quando chega, e após analisar o caso, a vigilância afirma não haver qualquer problema no quintal do vizinho, e inclusive autoriza-o a manusear o lixo dentro da casa dele como ele bem entender. Passado mais algum tempo, o lixo já é tanto que começa a transbordar e passa a ser derrubado no seu quintal. E você, possesso, quer dar uma solução ao problema: bate à porta do vizinho mais uma vez e diz que vai tomar providências cabíveis. Ao que ele responde: “Você nada pode fazer, porque eu tenho autorização da vigilância sanitária!”.

Saiba mais sobre o assunto nos links abaixo:

Cava Subaquática no Estuário de Santos

Cava Subaquática ou Lixão Químico Tóxico Submarino?

Sociedade se mobiliza contra o Lixão Submarino Químico Tóxico

Lideranças da Baixada Santista visitam a Cava Subaquática

Ata da Reunião da Sociedade Civil sobre a Cava Tóxica do Estuário Santista realizada em 18 e 20/12/2017

MPF/MPSP – Documentos sobre a Cava Subaquática

SPU – Documentos críticos sobre a Cava Subaquática

Artigo: Profetas, Santos & Navios Desgovernados

ACPO – Amicus Curiae

Reportagem sobre a Cava na TVT – 20/06/2018

Reportagem sobre a Cava no programa Repórter Eco, da TV Cultura – 11/11/2018

Parecer Técnico sobre a Informação Técnica 003/19/I da CETESB – 03/2019
Parecer Técnico sobre a Informação Técnica 003/19/I da CETESB, em respostas às questões formuladas pelo Deputado Estadual Paulo Corrêa Júnior durante a Audiência Pública na ALESP, realizada em conjunto pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CAMDS) e de Assuntos Metropolitanos e Municipais (CAMM), no dia 26 de fevereiro de 2019.

Relatório da Comição Especial de Veradores da Câmara de Santos – SP


Relatório Alternativo à CPI da Cava Subaquática aponta Riscos de Impactos Ambientais

Relatório mostra todos os riscos ambientais que cava subaquática representa à região estuarina da Baixada Santista.

O Deputado Estadual Mário Maurici de Lima Morais membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Cava Subaquática apresentou voto em separado e um Relatório Alternativo ao oficial apresentado pela Comissão. Ao contrário do relatório oficial o Relatório Alternativo mostra todos os riscos de impactos ambientais que cava subaquática que foi implantada no Estuário entre Santos e Cubatão vai representar ao ecossistema da Baixada Santista.

Clique aqui para acessar o Relatório

Foi nessa última quarta-feira (27/04/2022) que o Deputado juntamente com ambientalistas e técnicos da Baixada Santista estiveram nas dependências do Ministério Público Federal para entrega do Relatório Alternativo. Além do Procurador Federal o Dr. Antonio José Donizetti Molina Dalóia, estava presente a Dra. Flávia Maria Gonçalves Promotora de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Defesa órgão do Meio Ambiente (GAEMA) do Ministério Público do Estado de São Paulo.

 

Reunião no Ministério Público Federal

 Leia mais em:

https://www.diariodolitoral.com.br/cotidiano/relatorio-alternativo-a-cpi-da-cava-subaquatica-aponta-riscos/156200/?fbclid=IwAR1y2rB6QvmFoxM9RuMcq5jOs9V5bFfVxlJ9IM1i6EEteIEiknNT0a6_M04


 

FACEBOOK
TWITTER
YOUTUBE