Lideranças da Baixada Santista visitam a Cava Subaquática

porNúcleo de Comunicação

Lideranças da Baixada Santista visitam a Cava Subaquática

Ontem, dia 15 de dezembro de 2017, faltando 10 dias para o Natal, lideranças da Baixada Santista viram de perto o grande presente de grego que corporações, com aval da CETESB, estão dando à região. Trata-se da Cava Subaquática, que está sendo preenchida com 5 milhões de toneladas de sedimentos contaminados com taxas elevadas de compostos químicos tóxicos cancerígenos e mutagênicos.


Ponto da Barca, Centro de Santos/SP

Ponto da Barca, Centro de Santos/SP

Apesar de todo apelo de ambientalistas, engenheiros, biólogos, assistentes sociais, entre outros profissionais, em função dos impactos ambientais, ecológicos, econômicos e sociais representados pela Cava Subaquática, as empresas envolvidas nessa perigosa ação “contra-ambiental”, por meio de contrainformações junto ao Poder Judiciário, vai perenizando um verdadeiro Lixão Submarino Químico Tóxico, transferindo o lixo químico da sua porta para um buraco cavado à porta de comunidades ribeirinhas e áreas destinadas pelo zoneamento econômico ecológico do Estado de São Paulo para a expansão portuária.

As empresas responsáveis, respaldadas em opinião do corpo de engenheiros do exército americano (US Army), dessa forma, instalam uma verdadeira “bomba-relógio” no fundo do nosso estuário, que é fonte de vidas marinhas e de subsistência de comunidades ribeirinhas.

Local da Cava: aparatos para despejo dos resíduos

Local da Cava: aparatos para despejo dos resíduos

Não se pode continuar apenas observando a simples transferência de resíduos de uma parte para outra, contaminando outras áreas intactas com novos passivos ambientais, sem solucionar a situação ambiental na origem.

A sociedade civil está de olho, e já se organiza para discutir essa situação tão delicada. Existem reuniões agendadas para abordar o tema no dia 18/12/2017, às 19 horas, no Fórum da Cidadania em Santos, e no dia 20/12/2017, também às 19 horas, em Cubatão, no Bloco Cultural ao lado da Prefeitura. Todos são convidados a participar (acesse aqui o convite).

Para saber mais:
(01) Cava Subaquática no Estuário de Santos
(02) Cava Subaquática ou Lixão Tóxico Submarino?
(03) Sociedade se mobiliza contra o Lixão Submarino Químico Tóxico
(04) Laudos técnicos apontam irregularidades em dragagem [cache]
(05) SPU paralisa definitivamente cava subaquática da VLI-Ultrafértil [cache]
(06) Representação ao MPF e MPE
(07) Representação à SPU
(08) Ambientalistas protestam contra cava no Canal de Piaçaguera [cache]
(09) Campanha da ACPO contra a instalação da cava subaquática

Sobre o Autor

Núcleo de Comunicação administrator

Deixe uma resposta

FACEBOOK
TWITTER
YOUTUBE